Mark Potts (foto) tem um blog e recentemente escreveu sobre as 10 mudanças que ele entende como necessárias para os jornais impressos buscarem o sucesso. Ele trabalhou por anos em jornais impressos e no início dos anos 90 transferiu-se para o mundo digital. Hoje é consultor de empresas de comunicação na internet.
Abaixo as recomendações dele, para uma nova dinâmica dos jornais impressos:
1- Fazer com que a WEB seja seu produto principal - pare de transferir o jornal impresso para a tela. Reorganize a redação. Busque rapidez e tecnologia, como a WEB 2.0 com mapas interativos, RSS feeds, distribuição de avisos pelo celular sobre a postagem de notícias no site.
2- Local, local, local - Existem milhões de locais para se buscar notícias nacionais e internacionais em tempo real. Notícia local é uma atribuição dos jornais, mas muitos parecem não entender isso. (Por que você acha que os grandes jornais estão perdendo leitores e os pequenos jornais de comunidades estão crescendo?).
3- Se há algo disponível em outros locais, não tente reinventar, pois é perda de tempo. Crítica de cinema, lista de livros mais vendidos etc...
4- Repare se há algo no jornal que não precisa mais estar lá devido a tantas outras fontes de informação.
5 - Deixe os leitores se envolverem com o jornal. Aceite informações, fotos, colaborações dos leitores de forma a aumentar o número de leitores.
6 - Perca a página de editorial. Isso pertence a uma era que já passou. Agora são os leitores que devem dar opinião.
7 - Expanda os anúncios. Pense nos anunciantes menores, locais, que precisam e querem ser vistos. Diminua o valor, crie seções específicas, mas permita que eles anunciem. Pode ser mais baixo o valor, porém serão muitos.
8 - Repense os classificados. Há locais mais fáceis de se anunciar e vender coisas. Repense se é para imprimir tantas páginas sem necessidade. Coloque anúncio na internet.
9 - Busque novas maneiras de vender anúncios. Eles não mudaram muito em um século. Há algo errado. Inove. Venda possibilidade de anúncios com contexto. Ajude os anunciantes a transformarem seus anúncios mais atrativos.
10 - Faça mudanças. Inove. Jornais devem fazer mais do que buscar informações diariamente. Eles devem fazer muito mais do que simplesmente sobreviver.
Abaixo as recomendações dele, para uma nova dinâmica dos jornais impressos:
1- Fazer com que a WEB seja seu produto principal - pare de transferir o jornal impresso para a tela. Reorganize a redação. Busque rapidez e tecnologia, como a WEB 2.0 com mapas interativos, RSS feeds, distribuição de avisos pelo celular sobre a postagem de notícias no site.
2- Local, local, local - Existem milhões de locais para se buscar notícias nacionais e internacionais em tempo real. Notícia local é uma atribuição dos jornais, mas muitos parecem não entender isso. (Por que você acha que os grandes jornais estão perdendo leitores e os pequenos jornais de comunidades estão crescendo?).
3- Se há algo disponível em outros locais, não tente reinventar, pois é perda de tempo. Crítica de cinema, lista de livros mais vendidos etc...
4- Repare se há algo no jornal que não precisa mais estar lá devido a tantas outras fontes de informação.
5 - Deixe os leitores se envolverem com o jornal. Aceite informações, fotos, colaborações dos leitores de forma a aumentar o número de leitores.
6 - Perca a página de editorial. Isso pertence a uma era que já passou. Agora são os leitores que devem dar opinião.
7 - Expanda os anúncios. Pense nos anunciantes menores, locais, que precisam e querem ser vistos. Diminua o valor, crie seções específicas, mas permita que eles anunciem. Pode ser mais baixo o valor, porém serão muitos.
8 - Repense os classificados. Há locais mais fáceis de se anunciar e vender coisas. Repense se é para imprimir tantas páginas sem necessidade. Coloque anúncio na internet.
9 - Busque novas maneiras de vender anúncios. Eles não mudaram muito em um século. Há algo errado. Inove. Venda possibilidade de anúncios com contexto. Ajude os anunciantes a transformarem seus anúncios mais atrativos.
10 - Faça mudanças. Inove. Jornais devem fazer mais do que buscar informações diariamente. Eles devem fazer muito mais do que simplesmente sobreviver.
Nenhum comentário:
Postar um comentário