Geraldo Alckmin segue em sua rota de crescimento nas intenções de votos. Seu desempenho cresce nos quesitos votos espontâneos e de menor índice de rejeição. É imbatível entre eleitores de maior escolaridade. E a propaganda eleitoral ainda nem começou. Os índices crescentes só dão tranqüilidade a Alckmin: "Já tem segundo turno e nem começou a campanha. Isso porque eu só sou conhecido por 51% da população", comemorou.
De fato, a 11 dias do início do Programa Eleitoral Gratuito, Geraldo Alckmin subiu 10 pontos percentuais nas intenções de voto espontâneo. Dos 4% registrados em junho, o candidato agora é citado por 14% como o preferido dos entrevistados.
Os dados são da pesquisa CNI-Ibope, divulgada dia 4 de agosto. As pesquisas Vox Populi e Datafolha, realizadas no final de junho, já apontavam crescimento da candidatura de Geraldo Alckmin. O candidato da coligação (PSDB/PFL) subia nove pontos nas intenções de voto no Vox Populi, (de 23% para 32%), enquanto Lula caia de 49% para 45%, com margem de erro de 2,2 pontos. Na pesquisa Datafolha, Geraldo subia de 22% para 29%. Os resultados do Vox Populi mostraram que a diferença entre Geraldo e Lula caiu pela metade.
De 26 na pesquisa anterior para 13 pontos porcentuais. Na pesquisa Estado/Ibope, realizada de 22 a 24 de julho, com margem de erro de dois pontos, Geraldo encostou mais em Lula, enquanto o petista manteve a tendência de queda revelada em outras pesquisas do mesmo instituto. Geraldo tem 27%, contra 19% obtidos na pesquisa de maio. Lula caiu de 48% para 44%.
Quanto mais os eleitores conhecem suas propostas, o seu desempenho nas pesquisas melhora. "A partir do dia 15 de agosto, quando começa o horário eleitoral no rádio e na TV, vamos ter o contraditório, a comparação, e vamos poder levar as nossas idéias à população de modo mais efetivo", afirmou. As propostas de Geraldo Alckmin têm contagiado o país.
Pesquisa realizada pelo Instituto Methodus, entre 12 e 14 de julho, mostra que ele assumiu a liderança no Rio Grande do Sul, onde tem 35,9% das intenções de voto, com um crescimento de 17,45 pontos percentuais em relação ao levantamento anterior. A pesquisa apontou, também, que Lula é imbatível no quesito rejeição no estado: 49,8%. A liderança do candidato tucano se repete em outros estados, como Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Goiás, conforme pesquisas locais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário