O melhor estudo feito até aqui foi o do professor César Romero Jacob e sua equipe. Os mapas selecionados que você terá acesso nesse Blog, saem das médias estaduais publicadas pela imprensa. O professor Cesar Romero Jacob e sua equipe, geo-referenciam a votação tomando como base as micro-regiões geográficas do IBGE, que são 558 ao todo. Com isso se pode ter uma visão espacial muito melhor, pois estas não se restringem às fronteiras político-administrativas que muitas vezes rompem a continuidade do voto regional.
No primeiro quadro você poderá comparar a votação de Geraldo em 2006 com a de Serra em 2002. As conclusões são evidentes por si mesmas. Em 2002, Serra conseguiu um resultado muito melhor que Geraldo no Nordeste e no Norte. Geraldo conseguiu um resultado muito melhor em SP e Sul. Pode-se deduzir - por exemplo - a importância da maquina do governo no Nordeste e Norte, pois Serra com uma votação porcentual muito menor que Geraldo, conseguiu aí, uma votação porcentual muito maior que Geraldo. Veja os quadros abaixo.
QUADRO 1: Geraldo em 2006 x Serra em 2002!No primeiro quadro você poderá comparar a votação de Geraldo em 2006 com a de Serra em 2002. As conclusões são evidentes por si mesmas. Em 2002, Serra conseguiu um resultado muito melhor que Geraldo no Nordeste e no Norte. Geraldo conseguiu um resultado muito melhor em SP e Sul. Pode-se deduzir - por exemplo - a importância da maquina do governo no Nordeste e Norte, pois Serra com uma votação porcentual muito menor que Geraldo, conseguiu aí, uma votação porcentual muito maior que Geraldo. Veja os quadros abaixo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário