quarta-feira, junho 25, 2008

OS TRÊS VETORES FUNDAMENTAIS DE UMA CAMPANHA ELEITORAL MAJORITÁRIA!

1. Quem coloca a AGENDA que ganha a hegemonia no debate público. Um tema será o mais forte. No máximo dois. As demais sub-agendas se dirigem a públicos específicos. Biografia: procure Pippa Norris no Google.

2. PESQUISAS! As pesquisas não são feitas para saber quem está na frente. Estas você pode ler nos jornais. Elas são feitas para descobrir através de perguntas adequadamente feitas, sobre valores, sobre propostas... e através de cruzamentos, os seus e os dos demais candidatos competitivos, pontos fortes e fracos. Biografia: Samuel Popkin: O Eleitor Racional (Não traduzido. Só disponível em português em consultores).

3. COMUNICAÇÃO. É definir agenda e sub-agendas e convencer os eleitores delas. Seus instrumentos básicos são: pesquisa no diagnóstico e propaganda na divulgação. Biografia: Kathleen Jamieson (A comunicação na era eletrônica e O que você pensa saber de eleições e porque você está errado. Nenhum dos dois livros foi publicado em português. As traduções existentes são feitas por consultores).

Nenhum comentário: