sábado, julho 28, 2007

A IMPORTÂNCIA DE UMA "MARCA PAÍS"

Trechos do artigo de Andrés Oppenheimer

1.O que mais me surpreendeu do novo ranking da "nota de 40 nações – seu nível de aprovação no mundo" foi que o Brasil, a Argentina e o México apareceram medianamente avaliados, considerando a volatilidade de sua região. Segundo o Ranking Anholt, uma sondagem de opinião junto a 25.000 pessoas em 35 países sobre como são avaliados os produtos, a gente, a cultura, os governos e o turismo de outros países, as nações da Europa e o Canadá tem as melhores notas do mundo. A lista está encabeçada pela Grã Bretanha, seguida por Alemanha, Canadá, França e Suíça. Os Estados Unidos estão na 11a colocação; o Brasil, na 19a; a Argentina, na 23a; e o México, na 30a .

2. Simon Anholt, o perito britânico em medição da reputação internacional de países, que conduz esta pesquisa junto com a empresa consultora Global MarketInsite, declarou-me ter começado a elaborar este trabalho há dois anos, porque, numa economia globalizada, os países com melhor nota terão uma vantagem competitiva cada vez maior para vender seus produtos no exterior. "O países de origem são uma parte muito importante da imagem de um produto", me assinalou Anholt.

3. Anholt respondeu que os países latino-americanos foram relativamente bem classificados, mas tem um grande problema: a gente no resto do mundo guarda uma imagem positiva da cultura, da gente e das paisagens latino-americanos, mas uma imagem negativa dos produtos e dos serviços da região. "A América Latina apresenta uma marca branda ", disse Anholt.

4. "O Brasil mostra uma pontuação muito alta como destino turístico e atração cultural, porém todos os países da América Latina tem notas muito baixas em fatores importantes, como a qualidade de seus produtos", acrescentou. Quando se pede aos inquiridos que classifiquem os 40 países segundo a qualidade de seus produtos, o Brasil ficou em 26o lugar; a Argentina, em 30o; e o México em 34o, muito abaixo da imagem geral desses países. Os três países que, de acordo com os ouvidos, fabricam os melhores produtos são o Japão, os Estados Unidos e a Alemanha.

5. Diz Anholt. "Quando falo de melhorar a marca país, não estou falando de promoção. Muitos países gastam muito dinheiro em estúpidas campanhas de publicidade. Isso não funciona", respondeu. "O que eles precisam é melhorar a qualidade de seus produtos e elaborar planos de 10 a 15 anos, que envolvam uma estratégia nacional coordenada de todos os setores da sociedade", "O Brasil é o país latino-americano com maiores oportunidades, porque tem a seu favor uma imagem externa muito positiva por causa de sua música, de seu futebol e da alegria da vida, mas não tem sabido colocar essa imagem a serviço de sua economia", declarou Anholt.

Nenhum comentário: