quinta-feira, maio 08, 2008

PRÉ-CAMPANHA E CAMPANHA ELEITORAIS! OU, DESVIO DE FOCO!

1. Este Blog já comentou varias vezes - usando a analogia que Paul Lazarsfeldo (fundador das pesquisas de opinião política), fazia nos anos 30, entre fotografia (da época) e eleições. A pré-campanha é a foto em si: fixa a imagem no celulóide. A campanha é a revelação da foto. Quando não há foto, não há o que revelar. As primárias nos EUA são exemplo explicito disso.

2. Mas quando a pré-campanha se transforma em disputa viral com desqualificação das partes, dentro de um partido, o vencedor sai "revelado" para a campanha, em marcha batida para perder. É o que ocorre nos EUA agora entre os democratas.

3. Mas isso ocorre também quando a disputa interna, mesmo que não desqualificadora, transforma toda a pré-campanha em energia para a escolha política do candidato. Com isso não se faz a fotografia a ser revelada. O que ocorre é dispêndio de energia e desvio de atenção, cujo resultado, é a inexistência de imagem a ser revelada na campanha e memória do inútil na cabeça do eleitor.

4. Nesse caso, como a imprensa só cobre estratégia na campanha (ver Kathleen Jamieson - o que você pensa saber de eleições e porque está errado -), ela se delicia com as peripécias políticas pré-eleitorais e sobre-enfatiza e sobrefiscaliza, esse processo de dribles, habilidades, alegrias e decepções tático-políticas pré-eleitorais. Mas os futuros candidatos perdem tempo... apenas.

5. É o que ocorre hoje em várias capitais.

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